A partir da versão 2007 do Microsoft Office foi acrescentado o sufixo "x" no final das extensões de arquivos, ou seja, até o Microsoft Office versão 2003 os arquivos eram salvos como ".doc" para arquivos criados no aplicativo Word, como ".xls" em arquivos salvos no aplicativo Excel, e ".ppt" em arquivos salvos no aplicativo Power Point. Já nas versões 2007 ou superior as extensões passaram a ser: ".docx", ".xlsx" e ".pptx" respectivamente.
Isso causa uma incompatibilidade entre os arquivos salvos em uma versão e outra, ou seja, um arquivo salvo no Office 2007 ou superior com o final "x", por padrão, não poderá ser aberto nas versões inferiores, como o Office 2003, por exemplo. Já no sentido inverso não há problema (versões 2007 ou superior embora salve, por padrão, com final "x", conseguem, sem problemas, abrir arquivos com extensões sem o "x").
Isso se dá pelo fato de que a partir do Microsoft Office 2007, o Microsoft Office usa os formatos de arquivo baseados em XML. Os arquivos são compactados automaticamente e, em alguns casos, podem ficar até 75 por cento menores. Dentre outros recursos que sempre são agregados em lançamentos de novas versões.
Mas há formas de "burlar" essa incompatibilidade. Uma delas é que o próprio programa oferece a possibilidade de salvar em formato de compatibilidade com as versões antigas, neste caso será salvo com o formato das versões anteriores (extensões sem o "x"). Para isto, basta que na hora em que for salvar, clicar sobre o campo "tipo" e escolher o formato de compatibilidade com "Pasta de Trabalho 97-2003 (*.doc)".
Vale ressaltar que alguns recursos que foram agregados a partir do Office 2007 poderão ser perdidos salvando desta forma, pois não possuem suporte nas versões anteriores.
Outra forma seria baixar um pacote de compatibilidade para ser instalado junto ao Office versão 2003. Com este pacote será possível abrir arquivos salvos em versões superiores. Segue link para Download deste pacote: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário